SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número1A relação entre a satisfação dos funcionários e a satisfação dos clientes: estudo nas empresas de software do município de Belo HorizonteLinguagem fílmica: uma metáfora de comunicação para a análise dos discursos nas organizações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Administração (São Paulo)

versão impressa ISSN 0080-2107versão On-line ISSN 1984-6142

Resumo

STREHLAU, Vivian Iara; CLARO, Danny Pimentel  e  LABAN NETO, Silvio Abrahão. A vaidade impulsiona o consumo de cosméticos e de procedimentos estéticos cirúrgicos nas mulheres? Uma investigação exploratória. Rev. Adm. (São Paulo) [online]. 2015, vol.50, n.1, pp.73-88. ISSN 1984-6142.  http://dx.doi.org/10.5700/rausp1185.

A vaidade influencia a definição de padrões estéticos e de como a beleza corporal é culturalmente construída. Neste trabalho, o objetivo é entender a vaidade feminina e investigar sua relação com a autoestima, envolvimento com a beleza e o consumo de procedimentos estéticos cirúrgicos. Com base em nove hipóteses, busca-se discutir beleza e sua relevância na sociedade. Para testar as hipóteses, 210 mulheres responderam um questionário sobre vaidade e envolvimento, que foi testado em um modelo de equação estrutural para avaliar o efeito sobre tipo e frequência de realização de procedimentos estéticos. Os resultados destacam o impacto significativo do grau de vaidade na propensão para a realização de procedimentos. Além disso, verificou-se que, quanto maior a vaidade, maior a autoestima corporal, havendo impacto negativo da autoestima na realização de procedimentos. Vaidade também influencia positivamente a utilização de cosméticos e a realização de tratamentos. Dessa forma, identificaram-se reflexos no consumo dos produtos oferecidos pela indústria da beleza e procedimentos cirúrgicos estéticos.

Palavras-chave : vaidade; beleza; mulher; cirurgia plástica; comportamento do consumidor.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )