SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 número3Orientação empreendedora e religião: o Pastor como empreendedorDemocratic governance and the firm índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista de Administração (São Paulo)

versão On-line ISSN 1984-6142

Resumo

DACIE, Franciele do Prado; ESPEJO, Márcia Maria dos Santos Bortolocci; GIMENEZ, Fernando Antonio Prado  e  CAMACHO, Reinaldo Rodrigues. Os semelhantes se diferem? Características determinantes do uso de controles gerenciais em empresas que compartilham o mesmo ambiente institucional. Rev. Adm. (São Paulo) [online]. 2017, vol.52, n.3, pp.341-352. ISSN 1984-6142.  http://dx.doi.org/10.1016/j.rausp.2017.05.006.

A literatura descreve que os arranjos produtivos locais são uma instituição e que os vínculos de interação existentes entre os membros os levam a agir de forma bastante semelhante. No entanto, entende-se que o empreendedor e a existência de alguns atributos característicos a ele tende a distinguir suas decisões. Diante desse contexto, essa pesquisa verificou se as características psicológicas do empreendedor seriam capazes de influenciar as práticas gerenciais e o desempenho de empresas que compartilham um mesmo ambiente institucional. O estudo adota um posicionamento epistemologicamente positivista, com abordagem quantitativa e coleta de dados operacionalizada por meio de um questionário aplicado em 121 empresas industriais do APL de confecção do noroeste do Paraná. O modelo da pesquisa foi testado por meio da técnica de Modelagem de Equações Estruturais. Dentre os achados, observou-se que as práticas de controle gerencial exercem efeito positivo de 46,42% sobre o desempenho empresarial. As características de orientação empreendedora foram capazes de influenciar positivamente o uso de controles gerenciais em 38,38%, e em 14,90% o desempenho das empresas. No entanto, não foram realizadas inferências estatísticas acerca do poder da capacidade metacognitiva do indivíduo predizer as variáveis de orientação empreendedora, controles gerenciais e desempenho empresarial.

Palavras-chave : Ambiente institucional; Orientação empreendedora; Metacognição; Controles gerenciais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )