SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número4Comprendiendo la negligencia infantil desde la perspectiva de género: estudio en un municipio brasileñoFactores que influencian a los enfermeros de unidades de cuidados intensivos en las decisiones de final de vida índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Revista da Escola de Enfermagem da USP

versión impresa ISSN 0080-6234versión On-line ISSN 1980-220X

Resumen

CEZAR-VAZ, Marta Regina et al. Câncer de pele em trabalhadores rurais: conhecimento e intervenção de enfermagem. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2015, vol.49, n.4, pp.0564-0571. ISSN 1980-220X.  https://doi.org/10.1590/S0080-623420150000400005.

OBJETIVO

Identificar a exposição de trabalhadores rurais à radiação solar ultravioleta e aos pesticidas; identificar casos pregressos de câncer de pele e aplicar a ação clínica e comunicativa de Enfermagem aos trabalhadores rurais com diagnóstico pregresso de câncer de pele.

MÉTODO

Estudo observacional-exploratório realizado com trabalhadores rurais expostos à radiação solar ultravioleta e aos pesticidas, em área rural no extremo sul do Brasil. Utilizou-se um modelo adaptado de julgamento clínico e comunicação de risco para o desenvolvimento de intervenção aos trabalhadores com diagnóstico pregresso de câncer de pele.

RESULTADOS

Identificou-se: 123 (97,7%) trabalhadores em condições de exposição à radiação solar ultravioleta e aos pesticidas; sete (5,4%) com diagnóstico pregresso de câncer de pele e desses, quatro (57,1%) apresentaram lesões potenciais de câncer de pele.

CONCLUSÃO

Os resultados do estudo permitiram elucidar a conjugação entre o conhecimento clínico e comunicação de risco de câncer de pele para trabalhadores rurais.

Palabras clave : Neoplasias Cutâneas; Trabalhadores Rurais; Riscos Ocupacionais; Enfermagem Oncológica; Competência Clínica; Comunicação em Saúde.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )