SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53Confiabilidade e viabilidade de uso do Multidimensional Fatigue Inventory - 20 em pacientes com doença arterial coronariana crônicaAcidente de trabalho com material biológico: fatores associados ao abandono do acompanhamento clínico-laboratorial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista da Escola de Enfermagem da USP

versão impressa ISSN 0080-6234versão On-line ISSN 1980-220X

Resumo

RABIN, Eliane Goldberg et al. Aplicação da escala MISSCARE em um Serviço de Oncologia: uma contribuição à segurança do paciente. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2019, vol.53, e03513.  Epub 02-Dez-2019. ISSN 1980-220X.  http://dx.doi.org/10.1590/s1980-220x2018025403513.

Objetivo:

Investigar a prevalência da falta do atendimento em enfermagem nas unidades de oncologia e suas causas.

Método:

Um estudo transversal foi conduzido em unidades oncológicas de internação em um hospital particular. Participaram 83 profissionais da equipe de enfermagem. O instrumento MISSCARE e um questionário sociodemográfico foram administrados. Foram usadas estatísticas descritivas simples para as análises. O teste qui-quadrado de Pearson foi usado para detectar as associações entre variáveis.

Resultados:

As tarefas de cuidado que faltaram mais frequentemente foi atender as necessidades de ir ao banheiro dentro de cinco minutos do pedido (57,8%), deambulação três vezes por dia ou conforme solicitado (44,6%) e virar o paciente a cada duas horas (36,1%). As principais razões para essa falta de cuidado se relacionaram à comunicação: tensão ou rupturas na comunicação dentro da equipe de enfermagem e o responsável pelo atendimento estar fora da unidade ou indisponível (ambos 66,2%).

Conclusões:

há uma necessidade de desenvolver intervenções de enfermagem que neutralizem e/ou reduzam os resultados negativos da falta de cuidado prestado aos pacientes com câncer.

Palavras-chave : Serviço Hospitalar de Oncologia; Cuidados de Enfermagem; Enfermagem Oncológica; Qualidade da Assistência à Saúde; Segurança do Paciente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )