SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54Fatores relacionados ao desfecho perineal após parto vaginal em primíparas: estudo transversalDiagnósticos de Enfermagem e intervenções NIC em adultos do sexo masculino que passaram por prostatectomia radical índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista da Escola de Enfermagem da USP

versão impressa ISSN 0080-6234versão On-line ISSN 1980-220X

Resumo

BRESOLINI, Daniela Soares Rosa et al. O uso da visita domiciliar na asma grave pediátrica: estudo experimental randomizado controlado*. Rev. esc. enferm. USP [online]. 2020, vol.54, e003538.  Epub 16-Mar-2020. ISSN 1980-220X.  http://dx.doi.org/10.1590/s1980-220x2018039603538.

Objetivo:

Avaliar a eficácia da visita domiciliar, em um grupo de crianças e adolescentes com asma grave, utilizando o escore da técnica inalatória e as taxas de adesão ao tratamento medicamentoso.

Método:

Estudo experimental randomizado controlado, com duração de 12 meses, envolvendo pacientes, com idades entre três e 17 anos, acompanhados regularmente em um ambulatório de pneumologia pediátrica de um hospital universitário da região Sudeste do Brasil. Um grupo de pacientes recebeu apenas consultas ambulatoriais e o outro grupo, além das consultas ambulatoriais, recebeu visitas da enfermeira no domicílio. Foram analisadas as diferenças entre os grupos nos desfechos: escores da técnica inalatória e taxa de adesão ao tratamento.

Resultados:

Participaram 29 pacientes. No grupo-intervenção, houve aumento estatisticamente significante dos escores da técnica inalatória (p<0,05) e eliminação de erros críticos da primeira para a segunda avaliação, resultados que foram mantidos na terceira. Não houve alterações significativas na técnica inalatória do grupo-controle. As taxas de adesão ao tratamento medicamentoso em ambos os grupos não se elevaram. Conclusão: A visita domiciliar foi eficaz em melhorar os escores de técnica inalatória em pacientes com asma grave. Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos: RBR-8GZWZP.

Palavras-chave : Asma; Visita Domiciliar; Criança; Adolescente; Adesão À Medicação; Inalação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )