SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 número3Biodiversity within the subfamily Alyssinae (Hymenoptera, Braconidae) in the Natural Park Peñas de Aya (Spain)Species of thrips (Insecta, Thysanoptera) in two strawberry production systems in Rio Grande do Sul State, Brazil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Entomologia

versão On-line ISSN 1806-9665

Resumo

MOURA, Alexandre Pinho de et al. Análises toxicológica e ultra-estrutural do impacto de agrotóxicos usados no cultivo de frutíferas de clima temperado sobre duas populações de Chrysoperla externa (Neuroptera, Chrysopidae). Rev. Bras. entomol. [online]. 2011, vol.55, n.3, pp.411-418.  Epub 07-Out-2011. ISSN 1806-9665.  https://doi.org/10.1590/S0085-56262011005000046.

Avaliaram-se os efeitos de (g i.a. L-1) abamectina (0,02), carbaril (1,73), enxofre (4,8) fenitrotiona (0,75), metidationa (0,4) e triclorfom (1,5) sobre a sobrevivência de larvas e pupas, na oviposição de adultos e viabilidade de ovos de Chrysoperla externa de duas populações (Bento Gonçalves e Vacaria, Rio Grande do Sul). Alterações morfológicas causadas por abamectina em ovos depositados por C. externa da população de Vacaria foram avaliadas por meio de análises ultra-estruturais. Os agrotóxicos foram aplicados sobre placas de vidro. Água destilada foi utilizada como testemunha. Para avaliação da mortalidade de larvas utilizou-se delineamento experimental inteiramente ao acaso, em esquema fatorial 2 x 7 (duas populações x sete tratamentos) e para avaliação dos efeitos dos compostos sobre a capacidade de oviposição e viabilidade de ovos utilizou-se esquema fatorial 2 x 4. Carbaril, fenitrotiona e metidationa causaram 100% de mortalidade das larvas. Abamectina reduziu a viabilidade de ovos de C. externa, provenientes de larvas de terceiro ínstar de ambas as populações; entretanto, apresentou toxicidade mais elevada sobre insetos de Vacaria. Análises ultra-estruturais evidenciaram que abamectina causou deformações na micrópila e na superfície externa do córion de ovos de C. externa. Baseando-se no efeito total (E), carbaril, fenitrotiona e metidationa são prejudiciais a C. externa; triclorfom é inócuo, enquanto abamectina e enxofre são inócuos e levemente prejudiciais a larvas de terceiro ínstar oriundas de Bento Gonçalves e Vacaria, respectivamente.

Palavras-chave : Crisopídeos; efeitos adversos; manejo integrado de pragas; microscopia eletrônica de varredura; inimigo natural.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons