SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número4RELAÇÃO ENTRE ATRIBUTOS FÍSICOS E QUÍMICOS DOS SOLOS E A PRODUTIVIDADE DE CAPIM DOURADO NA REGIÃO DO JALAPÃO, TOPRODUTIVIDADE DO EUCALIPTO, ATRIBUTOS FÍSICOS DO SOLO E FRAÇÕES DA MATÉRIA ORGÂNICA INFLUENCIADAS PELA INTENSIDADE DE TRÁFEGO E RESÍDUOS DE COLHEITA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ciência do Solo

versão impressa ISSN 0100-0683versão On-line ISSN 1806-9657

Resumo

MENDONCA, Patrícia Gabarra et al. INCERTEZA ESPACIAL DA PERDA DE NUTRIENTES POR EROSÃO EM CENÁRIOS DE CULTIVO DE CANA-DE-AÇÚCAR. Rev. Bras. Ciênc. Solo [online]. 2015, vol.39, n.4, pp.1181-1189. ISSN 1806-9657.  http://dx.doi.org/10.1590/01000683rbcs20140432.

A avaliação da incerteza espacial das predições das perdas de nutrientes por erosão, associada aos modelos de paisagem, é importante ferramenta na análise e no planejamento conservacionista do solo. O objetivo deste trabalho foi avaliar a incerteza espacial e o local na predição das taxas de empobrecimento do solo por nutrientes (P, K, Ca e Mg) em razão da erosão hídrica em dois sistemas de colheita da cana-de-açúcar (cana crua e queimada), utilizando-se a simulação sequencial gaussiana (SSG). O estudo foi realizado em uma área de 200 ha, localizada em Tabapuã, Estado de São Paulo, sudeste do Brasil. Uma malha de amostragem regular foi estabelecida na área, com intervalos equidistantes de 50 m, totalizando 626 pontos. A taxa de empobrecimento do solo foi calculada com base na relação entre concentração dos nutrientes no sedimento erodido e os atributos químicos do solo original, ponto a ponto. Os dados foram submetidos à análise estatística descritiva e geoestatística. A taxa média de empobrecimento do solo para todos os nutrientes avaliados foi superior no cenário de cana queimada em relação ao cenário de cana crua (teste t-Student; p<0,05). Em ambos os cenários, a ordem da perda dos nutrientes foi: Ca>Mg>K>P. Áreas com maior taxa de empobrecimento do solo foram relacionadas à maior declividade da paisagem. As menores incertezas estão associadas às áreas com maiores taxas de empobrecimento do solo e declividades. Por sua vez, as maiores incertezas estão associadas às áreas de transição entre as pedoformas côncava e convexa.

Palavras-chave : cana crua; cana queimada; empobrecimento do solo; geoestatística; pedoformas; simulação sequencial gaussiana.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )