SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.47 número166Excelência na ciência: uma reflexão crítica afirmativaPsicogênese da língua escrita: uma análise necessária índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

GORZONI, Sílvia De Paula  e  DAVIS, Claudia. O conceito de profissionalidade docente nos estudos mais recentes. Cad. Pesqui. [online]. 2017, vol.47, n.166, pp.1396-1413. ISSN 1980-5314.  http://dx.doi.org/10.1590/198053144311.

O objetivo deste estudo é contribuir para a compreensão teórica do conceito de profissionalidade docente. Para tanto, o presente artigo apresenta parte de um estudo de revisão integrativa sobre o tema, com trabalhos de autores internacionais. Também foram selecionados artigos das cinco revistas mais acessadas (segundo a base SciELO) da área de educação no período de 2006 a 2014. Os resultados mostraram que a profissionalidade docente está associada a diversos aspectos, tais como: o conhecimento profissional específico; a expressão de maneira própria de ser e atuar como docente; o desenvolvimento de uma identidade profissional construída nas ações do professor e à luz das demandas sociais internas e externas à escola; a construção de competências e o desenvolvimento de habilidades próprias do ato de ensinar conquistadas durante a formação inicial e/ou continuada e também ao longo das experiências de trabalho do professor. Finalmente, observou-se a necessidade de se reportar ao termo “profissão”, cuja origem é sociológica e polissêmica, de difícil definição unívoca.

Palavras-chave : Formação de Professores; Formação Profissional; Competência; Habilidades.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )