SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número11Adaptabilidade e estabilidade de genótipos de girassol no Brasil CentralGlifosato aplicado com diferentes concentrações de uréia ou sulfato de amônio para dessecação de plantas daninhas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Pesquisa Agropecuária Brasileira

versão impressa ISSN 0100-204Xversão On-line ISSN 1678-3921

Resumo

MORAES, Vicente Haroldo de Figueiredo  e  MORAES, Larissa Alexandra Cardoso. Desempenho de clones de copa de seringueira resistentes ao mal-das-folhas. Pesq. agropec. bras. [online]. 2008, vol.43, n.11, pp.1495-1500. ISSN 1678-3921.  https://doi.org/10.1590/S0100-204X2008001100007.

O objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho de 18 clones de seringueira resistentes ao Microcyclus ulei, usados como copas enxertadas. Foram utilizados oito clones híbridos de Hevea pauciflora x Hevea guianensis var. marginata, oito de H. pauciflora x H. rigidifolia e dois clones de H. pauciflora, enxertados sobre o painel de CNS AM 7905 - seleção primária de H. brasiliensis - e cultivados em Latossolo Amarelo distrófico, em Manaus, AM. Foram avaliados: perímetro do tronco, estado nutricional e produtividade de borracha seca. Copas enxertadas de híbridos H. pauciflora x H. guianensis var. marginata causam crescimento mais rápido do tronco, com redução do período de imaturidade da seringueira. O alto nível de resistência dos híbridos de H. rigidifolia ao percevejo-de-renda (Leptopharsa heveae) justifica a introdução de outros genótipos dessa espécie para novas hibridações. Os clones CPAA C 01, 06, 13, 15, 16 e 45 apresentam excelente potencial de produção de borracha seca, nas condições climáticas e de solos de terra firme da Amazônia Tropical Úmida.

Palavras-chave : Hevea; Leptopharsa heveae; Microcyclus ulei; aumento do caule; encharcamento do solo; enxertia de copa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons