SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 issue9Biology and fertility life table of grapevine aphid on grape cultivarsDistribution-free multiple imputation in incomplete two-way tables author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Pesquisa Agropecuária Brasileira

Print version ISSN 0100-204X

Abstract

BRITO, Giovani Greigh de et al. Fracionamento isotópico do carbono na seleção de genótipo de algodoeiro. Pesq. agropec. bras. [online]. 2014, vol.49, n.9, pp.673-682. ISSN 0100-204X.  https://doi.org/10.1590/S0100-204X2014000900003.

O objetivo deste trabalho foi avaliar o fracionamento isotópico do carbono como facilidade fenômica para a seleção de algodoeiro em ambientes contrastantes e analisar a sua correlação com os componentes de rendimento. Foram conduzidos experimentos em blocos ao acaso, com quatro repetições, em Santa Helena de Goiás (SHGO) e Montividiu (MONT), GO. A análise da discriminação isotópica do carbono (Δ) foi realizada em 15 linhagens e três cultivares. Em seguida, foram determinadas a cinética de crescimento e a arquitetura do sistema radicular a partir de genótipos selecionados anteriormente. Em ambas as localidades, as análises de Δ mostraram-se adequadas para discriminar os genótipos de algodoeiro. Houve correlação positiva entre Δ e a produtividade de algodão em caroço em SHGO, onde o deficit hídrico foi mais severo. Neste local, as correlações negativas encontradas entre Δ e a percentagem de fibras indicam um efeito integrativo de trocas gasosas sobre Δ e sua associação com componentes de rendimento. Quanto à robustez e à cinética de crescimento do sistema radicular, o desempenho do genótipo GO 05 809 contribui para sustentar os maiores valores de Δ encontrados em MONT, onde as condições edafoclimáticas foram mais adequadas para o algodoeiro. O uso da análise de Δ como facilidade fenômica pode auxiliar a seleção de genótipos de algodoeiro, para a obtenção de plantas com maior eficiência quanto à troca gasosa e ao uso da água.

Keywords : Gossypium; discriminação isotópica do carbono; melhoramento genético; fenotipagem..

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )