SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número6Contribuição da heterogeneidade de linhas de regressão para a recomendação de novas cultivaresTaxa de concepção de vacas Holandesas inseminadas artificialmente e afetadas por muco vaginal turvo, sob condições de intenso calor índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Pesquisa Agropecuária Brasileira

versão impressa ISSN 0100-204Xversão On-line ISSN 1678-3921

Resumo

COELHO, Stefania Vilas Boas et al. Alterações fisiológicas e bioquímicas em sementes de café secas em sílica gel e soluções salinas saturadas. Pesq. agropec. bras. [online]. 2015, vol.50, n.6, pp.483-491. ISSN 1678-3921.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-204X2015000600007.

O objetivo deste trabalho foi avaliar alterações fisiológicas e bioquímicas em sementes de café submetidas à secagem rápida, em sílica gel, e à secagem lenta, em soluções salinas saturadas. As sementes foram secas até que atingissem os seguintes teores de água: 40, 30, 20, 15, 10 e 5% (base úmida). Após a secagem, uma parte das sementes foi imediatamente avaliada quanto ao desempenho fisiológico e ao perfil de enzimas do processo oxidativo, e outra parte foi avaliada após armazenagem em condição hermética, em câmara fria e seca, por quatro meses. A velocidade de secagem e o teor final de água tiveram efeito significativo sobre a qualidade fisiológica das sementes. Após a secagem rápida em sílica gel, as sementes toleraram teores finais de água mais baixos. No entanto, após a secagem lenta, as sementes com teores finais de água mais elevados apresentaram maior qualidade. O período de armazenamento não afetou a germinação, mas prejudicou o vigor das sementes. A secagem rápida apresenta maior potencial de dano ao endosperma do que aos embriões. O perfil enzimático das sementes de café é afetado pelo teor final de água e pela velocidade de secagem.

Palavras-chave : Coffea arábica; armazenagem; perfil enzimático; qualidade fisiológica; tolerância à dessecação; velocidade de secagem..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )