SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 número5Enfraquecimento e perda de colônias de abelhas no Brasil: há casos de CCD?Semioquímicos de plantas e insetos no comportamento de busca de parasitoides de ovos Platygastridae índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Pesquisa Agropecuária Brasileira

versão impressa ISSN 0100-204Xversão On-line ISSN 1678-3921

Resumo

ZANELLA, Janice Reis Ciacci; MORES, Nelson  e  BARCELLOS, David Emilio Santos Neves de. Principais ameaças sanitárias endêmicas da cadeia produtiva de suínos no Brasil. Pesq. agropec. bras. [online]. 2016, vol.51, n.5, pp.443-453. ISSN 1678-3921.  https://doi.org/10.1590/S0100-204X2016000500004.

O Brasil se destaca por ser o quarto maior produtor e exportador de carne suína. A ocorrência de determinadas doenças na produção animal é um dos fatores mais importantes para a suinocultura. Os patógenos de suínos podem ser divididos em três grupos: agentes de doenças transmitidas por alimentos de origem animal; agentes de doenças de importância estratégica para o sistema de defesa sanitária; e agentes de doenças responsáveis por prejuízos na produção animal. Algumas enfermidades, como a peste suína clássica e a febre aftosa, impactam duramente o mercado exportador; doenças endêmicas ou enzoóticas deterioram os índices produtivos e aumentam o custo de produção, com perda da competitividade; e doenças transmitidas por alimentos, embora não afetem os índices produtivos, podem causar danos à saúde humana e prejudicar as relações comerciais. O Brasil, por ser um expoente na produção e na exportação de suínos e derivados, deve estar atento a alguns aspectos relacionados à infraestrutura laboratorial, às medidas de biossegurança e aos cuidados necessários para impedir que determinadas doenças, ainda exóticas, infectem o rebanho brasileiro. Este artigo de revisão aborda as principais doenças endêmicas ou enzoóticas que causam prejuízo à produção de carne suína no Brasil.

Palavras-chave : defesa sanitária animal; doenças enzoóticas; sanidade animal; suinocultura; zoonose..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )