SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 número9Correção atmosférica e de "crosstalk" em dados Aster para mapeamento da relação mineralógica de solosErosão hídrica em solos cultivados e sob mata ciliar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Pesquisa Agropecuária Brasileira

versão impressa ISSN 0100-204Xversão On-line ISSN 1678-3921

Resumo

OLDONI, Henrique  e  BASSOI, Luís Henrique. Delineamento de zonas de manejo da irrigação em Neossolo Quartzarênico na região do Semiárido brasileiro. Pesq. agropec. bras. [online]. 2016, vol.51, n.9, pp.1283-1294. ISSN 1678-3921.  https://doi.org/10.1590/s0100-204x2016000900028.

O objetivo deste trabalho foi delinear zonas de manejo da irrigação, por meio de geoestatística e análise multivariada em diferentes combinações de atributos físico-hídricos do solo, bem como determinar o número ótimo de zonas de manejo para evitar sobreposições. Um experimento de campo foi realizado em Neossolo Quartzarênico, por dois anos, em pomar irrigado de videira de mesa, no perímetro irrigado Senador Nilo Coelho, em Petrolina, PE. Amostras de solo foram coletadas para a determinação das propriedades físico-hídricas. Um medidor portátil foi utilizado para medições da condutividade elétrica aparente do solo. Mapas de distribuição espacial foram gerados por krigagem ordinária. Zonas de manejo para cinco diferentes combinações de atributos foram delimitadas com uso do algoritmo de agrupamento fuzzy c-means, e dois índices foram aplicados para determinar o número ótimo de zonas de manejo. Duas combinações de atributos do solo podem ser utilizadas no planejamento das zonas de manejo, para o monitoramento da umidade do solo.

Palavras-chave : fuzzy c-means; geoestatística; planejamento da irrigação; agricultura de precisão; condutividade elétrica aparente do solo; variabilidade espacial.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )