SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 número10Seleção e associação genômica ampla para o melhoramento genético animal com uso do método ssGBLUPIdentificação de linhagens de tilápia-do-nilo e seus híbridos cultivados no Brasil por meio de marcadores microssatélites índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Pesquisa Agropecuária Brasileira

versão impressa ISSN 0100-204Xversão On-line ISSN 1678-3921

Resumo

FRANCA, Álvaro Eugênio Duarte de et al. Seleção simultânea em progênies de sorgo-sacarino por meio de índices de seleção. Pesq. agropec. bras. [online]. 2016, vol.51, n.10, pp.1737-1743. ISSN 1678-3921.  https://doi.org/10.1590/s0100-204x2016001000005.

O objetivo deste trabalho foi comparar ganhos genéticos obtidos por diferentes índices de seleção aplicados a múltiplos caracteres agronômicos de sorgo-sacarino (Sorghum bicolor). Foram feitas avaliações de 189 progênies F5 e sete testemunhas, em delineamento de blocos incompletos, com três repetições. Mensuraram-se os caracteres produtividade de matéria verde, teor de sólidos solúveis totais, extração de caldo, teor de sacarose no caldo e sólidos solúveis totais por hectare. Analisaram-se os índices de soma de postos de Mulamba e Mock (ou índice de ranks), da soma dos valores padronizados (ou índice Z), índice padronizado pela média e índice padronizado pela média modificado. As correlações e as percentagens de coincidência na seleção das progênies foram elevadas entre o índice Z, o índice padronizado pela média e o índice padronizado pela média modificado. Entre os índices de seleção testados, o de soma de postos de Mulamba e Mock foi o menos eficiente. A seleção simultânea de progênies de sorgo-sacarino permite ganhos genéticos expressivos para todos os caracteres mensurados.

Palavras-chave : Sorghum bicolor; ganho genético; melhoramento genético de plantas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )