SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54Parasitismo por Meloidogyne javanica e seus impactos sobre os parâmetros vegetativos, a composição físico-química e o potencial antioxidante da beterrabaRedes neurais artificiais, regressão quantílica e regressão linear para predição do índice de sítio na presença de “outliers” índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Pesquisa Agropecuária Brasileira

versão impressa ISSN 0100-204Xversão On-line ISSN 1678-3921

Resumo

MARODIN, Josué Clock et al. Desempenho agronômico de alho infectado e de alho livre de vírus com diferentes tamanhos de bulbos e bulbilhos. Pesq. agropec. bras. [online]. 2019, vol.54, e01448.  Epub 28-Nov-2019. ISSN 1678-3921.  http://dx.doi.org/10.1590/s1678-3921.pab2019.v54.01448.

O objetivo deste trabalho foi avaliar o crescimento e a produção de um clone de alho submetido a condições de infecção viral e livre de vírus, com base na classificação por tamanho de bulbos e bulbilhos. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, com quatro repetições. Os tratamentos consistiram de bulbilhos infectados com vírus ou não infectados, obtidos de bulbos de quatro classes de tamanho e de bulbilhos com três diâmetros de peneira. Avaliaram-se as características vegetativas e a produção das plantas. As plantas infectadas por complexos virais apresentaram redução na emergência (8,4%), na altura de planta (9,8%) e na produção comercial de bulbos (39,4%), além de menor massa média de bulbos e bulbilhos. O clone livre de vírus teve maior produção de bulbos nas classes 5 (42‒47 mm), 6 (47‒56 mm) e 7 (>56 mm), bem como menor influência no padrão comercial, em razão da variação do tamanho do alho-semente. No clone infectado, os bulbos de classe 6 e os bulbilhos de peneira 1 (15×25) produziram bulbos de maior valor comercial. O alho-semente livre de vírus e com bulbos e bulbilhos de tamanho médio e grande produz bulbos de maior valor comercial, enquanto, para o alho infectado, isto só é possível com o alho de maior tamanho.

Palavras-chave : Allium sativum; alho-semente; classificação comercial; desenvolvimento vegetativo.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )