SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número1SUSCETIBILIDADE DE GENÓTIPOS DE MACIEIRA A Anastrepha fraterculus (DIPTERA: TEPHRITIDAE) EM DIFERENTES CONDIÇÕES DE INFESTAÇÃODESEMPENHO AGRONÔMICO DE PORTA-ENXERTOS DE MACIEIRA DA SÉRIE AMERICANA ‘GENEVA®’ NO SUL DO BRASIL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945

Resumo

MORZELLE, MARESSA CALDEIRA et al. CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA E FÍSICA DE FRUTOS DE CURRIOLA, GABIROBA E MURICI PROVENIENTES DO CERRADO BRASILEIRO. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2015, vol.37, n.1, pp.96-103. ISSN 0100-2945.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-2945-036/14.

RESUMO

O bioma Cerrado apresenta uma variedade de espécies frutíferas detentoras de características sensoriais peculiares pouco exploradas científica e comercialmente. Este trabalho teve como objetivo a caracterização química, física e nutricional dos frutos de curriola (Pouteria ramiflora), gabiroba (Campomanesia cambessedeana) e murici (Byrsonima verbascifolia), nativos do Cerrado brasileiro. A gabiroba apresentou elevada quantidade de vitamina C (383,33 mg/100g), bem como uma proporção significativa de polpa (81,52%). Por sua vez, a curriola apresentou teores consideráveis de fibra bruta (8,18%), enquanto o murici apresentou uma quantidade considerável de pectina (746,81 mg/100g), lipídeos (2,31%) e um expressivo potencial antioxidante (56 mg DPPH/g fruto). Desta forma, os resultados obtidos servem como base para pesquisas futuras no sentido da comprovação da presença de compostos bioativos e elaboração de produtos visando à agregação de valor aos frutos.

Palavras-chave : Byrsonima verbascifolia; Campomanesia cambessedeana; Pouteria ramiflora; Antioxidantes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )