SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número4ÉPOCAS DA PODA EM DOIS SISTEMAS DE PRODUÇÃO NO CONTROLE DA SECA BACTERIANA DA GOIABEIRAMANEJO DA PODRIDÃO RADICULAR EM ABACATEIROS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Fruticultura

versão impressa ISSN 0100-2945versão On-line ISSN 1806-9967

Resumo

MAYER, NEWTON ALEX et al. RELAÇÃO C/N E TEORES DE NUTRIENTES NA CASCA DE PESSEGUEIROS RELACIONADOS COM A MORTE PRECOCE. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2016, vol.38, n.4, e-656.  Epub 01-Dez-2016. ISSN 1806-9967.  http://dx.doi.org/10.1590/0100-29452016656.

A morte precoce do pessegueiro é uma síndrome caracterizada por um colapso das plantas no final do período de dormência, cujas causas envolvem diversos fatores bióticos e abióticos. No presente trabalho, objetivou-se avaliar a associação da morte precoce com a relação carbono/nitrogênio (C/N) e os teores de nutrientes presentes na casca das plantas. Porções de tecido vivo foram removidas da casca das pernadas principais das plantas sintomáticas e nas respectivas plantas adjacentes assintomáticas, em nove pomares comerciais localizados nos municípios de Pelotas e Canguçu, no Rio Grande do Sul. Em laboratório, foram determinados os teores de carbono (C), nitrogênio (N), fósforo (P), potássio (K), cálcio (Ca), magnésio (Mg), ferro (Fe), manganês (Mn), zinco (Zn), cobre (Cu), boro (B) e a relação C/N. Conclui-se que a análise de componentes principais das variáveis estudadas não possibilitou a formação de grupos distintos entre plantas sintomáticas e assintomáticas de morte precoce do pessegueiro. Pessegueiros com sintomas visíveis de morte precoce apresentam maiores níveis de N, P e K, e menor relação C/N na casca das pernadas principais, no período de início de brotação.

Palavras-chave : nutriente; nutrição; síndrome; Prunus spp.; Rosaceae.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )