SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue5Structure of the phenotypic variability of fruit and seeds of Dipteryx alata vogel (Fabaceae)Producers profile and the adoption of technologies in passion fruit cultivation in the Triângulo Mineiro region author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Fruticultura

Print version ISSN 0100-2945On-line version ISSN 1806-9967

Abstract

GOMES, Francielly Rodrigues et al. Estimativa da área foliar de Anacardium humile. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2020, vol.42, n.5, e-628.  Epub Aug 14, 2020. ISSN 1806-9967.  https://doi.org/10.1590/0100-29452020628.

As plantas de Anacardium humile A. St.- Hil. (cajuzinho-do-cerrado) possuem potencial produtivo, sendo seus frutos apreciados na região do Cerrado por apresentarem sabor característico; no entanto, esta espécie ainda é explorada de forma extrativista, fazendo com que sejam necessários estudos que objetivem sua domesticação. O objetivo do presente trabalho foi estimar a área foliar de plantas de Anacardium humile. As folhas foram coletadas na coleção biológica de um campo de recursos genéticos e avaliadas quanto ao comprimento, largura e massa fresca, e foram escaneadas na resolução de 300 dpi para determinar a área foliar com auxílio do programa de análise de imagens ImageJ. Posteriormente, foi destacado um disco foliar na porção basal de cada folha com o auxílio de um vazador de 22,27 mm, no qual se obteve a massa fresca dos discos. Os dados foram submetidos à análise descritiva, e a relação entre as características, explicadas pela correlação de Pearson no programa Rbio. Os dados foram ainda submetidos a analises de regressão para explicar a relação entre a área foliar e as medidas de comprimento, largura e peso das folhas, e para ajustar o modelo matemático adequado com o software Origin. Concluiu-se que a área foliar pode ser determinada por programas de análises de imagens que a as medidas lineares se relacionam com a área foliar.

Keywords : Cajuzinho-do-cerrado; Fruteiras nativas; conservação das espécies.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )