SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue5Leaf area estimation of Anacardium humilePequi Kernel oil extraction by hydraulic pressing and its characterization author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Fruticultura

Print version ISSN 0100-2945On-line version ISSN 1806-9967

Abstract

ZACHARIAS, Aline Oliveira; FALEIRO, Fábio Gelape  and  ALMEIDA, Gabriella Queiroz de. Perfil dos produtores e da adoção de tecnologias no cultivo de maracujá na região do Triângulo Mineiro. Rev. Bras. Frutic. [online]. 2020, vol.42, n.5, e-058.  Epub Aug 21, 2020. ISSN 1806-9967.  https://doi.org/10.1590/0100-29452020058.

A produtividade do maracujazeiro no Brasil possui grandes variações entre produtores de diferentes Estados e regiões, em função de tecnologias adotadas. Neste trabalho, objetivou-se avaliar o perfil dos produtores e o uso de tecnologias na atividade produtiva de maracujá, na região do Triângulo Mineiro, impulsionada pela indústria de suco local. A pesquisa foi feita de 2018 a 2019, utilizando a metodologia do Diagnóstico Comportamental da Atividade Produtiva (DCAP), a partir da análise do perfil de 22 produtores, em oito municípios, e os dados foram submetidos à análise estatística descritiva e multivariada. A maioria dos produtores cultiva maracujá em até 5 ha, em regime familiar de trabalho, e possui pouco tempo de experiência. O sistema de cultivo é a céu aberto em espaldeira, com ciclo de produção de 1,5 ano. A maioria dos produtores faz polinização manual, adubação química e orgânica, e não adota, sistematicamente, o manejo integrado de pragas e doenças. As mudas são adquiridas de viveiros habilitados, e a cultivar mais plantada é a FB 300. Os principais prejuízos relatados foram causados por seca e danos no botão floral, com produtividade média de frutos de 17 t ha-1 ano-1. A cadeia produtiva está estruturada, mas há necessidade de intervenções técnicas para aumentar a rentabilidade e a sustentabilidade do sistema de produção.

Keywords : Passiflora; sistema produtivo; tecnologia; Minas Gerais.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )