SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número3Efeito da temperatura e do fotoperíodo na germinação in vitro de conídios de Botrytis squamosa, agente da queima das pontas da cebola.Detecção de Xanthomonas axonopodis pv. glycines em sementes de soja índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Summa Phytopathologica

versão impressa ISSN 0100-5405

Resumo

TOZZE JUNIOR, Hugo José et al. Caracterização da agressividade e atividade enzimática de isolados de Colletotrichum spp. associados à antracnose do abacate. Summa phytopathol. [online]. 2016, vol.42, n.3, pp.264-267. ISSN 0100-5405.  https://doi.org/10.1590/0100-5405/2107.

A antracnose é a principal doença pós-colheita do abacate. O presente trabalho teve como objetivos caracterizar a agressividade e a atividade enzimática de 30 isolados de Colletotrichum spp. de abacate. Abacates ‘Fuerte’ foram inoculados com disco de BDA contendo estruturas de cada isolado e após sete dias mensuraram-se os diâmetros das lesões. Dois grupos de isolados foram distinguidos quanto à agressividade pelo teste de teste de Scott-Knott (p=0,05), um com lesões entre 34,0 e 38,2 mm e outro com lesões entre 38,7 e 44,0 mm de diâmetro. Para caracterização enzimática, avaliaram-se as áreas dos halos formados em substratos específicos para detecção de amilase, celulase, lacase, lipase, pectato liase e protease e a atividade da enzima catalase. Os isolados não produziram amilase suficiente para formação de halo em meio de cultura. Todos os isolados produziram catalase, pectato liase e protease, enquanto 46% produziram lacase e 97% tiveram as atividades da celulase e lipase detectadas. Distinguiram-se dois grupos de isolados para as enzimas catalase e pectato liase, cinco grupos para a celulase, seis grupos para a lacase e sete grupos para as enzimas lipase e protease, pelo teste de teste de Scott-Knott (p=0,05). Não houve relação entre as atividades enzimáticas e a agressividade dos isolados.

Palavras-chave : Persea americana; fungus; rot; postharvest.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )