SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número3As Motivações dos Médicos para a Especialização em Homeopatia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

BECKHAUSE, Patrícia Fernanda; ALMEIDA, Elzira Maria de  e  ZENI, Ana Lúcia Bertarello. Bioquímica como Disciplina Básica em Medicina: Esquemas e Soluções de Problemas. Rev. bras. educ. med. [online]. 2005, vol.29, n.3, pp.161-166.  Epub 15-Jun-2020. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v29.3-023.

Nos últimos 50 anos a grade curricular dos cursos de Medicina tem permanecido fundamentalmente inalterada. A manutenção dessa estrutura curricular, bem como a metodologia de ensino, e apenas uma forma de atingir os objetivos da formação do profissional médico.1 Numa visão simplista, os alunos, motivados por uma ansiedade natural, são envolvidos num ambiente onde as disciplinas do ciclo básico, distanciadas da realidade da prática médica, são uma moratória à espera do amadurecimento do aluno2. Nesse contexto, as disciplinas básicas se desvinculam das do ciclo profissionalizante, de forma a interferir com as motivações dos alunos ingressantes e também dos professores do ciclo básico. Este artigo tem a finalidade de avaliar o grau de importância atribuído por alunos a uma disciplina do ciclo básico do curso de Medicina e o nível de aprendizagem e entendimento, sendo que esta disciplina é oferecida logo após o primeiro semestre de Bioquímica no curso de Medicina na Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Palavras-chave : Educação Médica; Questionários-utilização; Aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )