SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número3Bioquímica como Disciplina Básica em Medicina: Esquemas e Soluções de ProblemasImplantação de um Sistema de Avaliação Estruturada de Performance em Escola Médica: Resultados do Projeto-Piloto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

SALLES, Sandra Abrahão Chaim. As Motivações dos Médicos para a Especialização em Homeopatia. Rev. bras. educ. med. [online]. 2005, vol.29, n.3, pp.167-173.  Epub 15-Jun-2020. ISSN 1981-5271.  http://dx.doi.org/10.1590/1981-5271v29.3-024.

A Homeopatia é uma prática médica que tem se expandido nos setores público e privado de assistência médica de nosso pais. Pouco se sabe sobre o perfil deste profissional e sobre as características de sua prático. Em 1998 iniciou-se o projeto Perfil do Médico Homeopata. Este trabalho apresenta parte dos resultados obtidos neste projeto, que procurou investigar: as razões que levam o médico a buscar a especialização em Homeopatia; aspectos do ato médico incorporados ou modificados após a realização do curso de especialização em Homeopatia e a relação profissional entre o homeopata e outros médicos não homeopatas. Foram utilizados questionários semiestruturados que foram aplicados, na primeira fase a uma amostra casual simples, estratificada por estados, de 110 médicos homeopatas formados entre 1988 e 1998 presentes ao Congresso Brasileiro de Homeopatia de 1998. Na segunda fase questionário semelhante foi enviado por cinco diferentes instituições de ensino de Homeopatia a todos os seus formados no mesmo período, resultando em amostra de 285 médicos que responderam ao questionário enviado. A terceira fase buscou esclarecer e aprofundar, através de entrevistas a onze homeopatas selecionados, aspectos sugeridos pelas fases anteriores. Os resultados aqui apresentados mostram que os médicos buscam a Homeopatia por diversas razões, onde se destacam a insatisfação com os resultados que obtém na sua prática médica, com o tipo de abordagem do doente e da doença que ela lhe propõe e com a falta de recursos para lidar com determinadas queixas; outras razões são a busca de uma medicina que considere o indivíduo em sua totalidade e o fato de terem observado em familiares, pacientes ou em si mesmo, resultados positivos com a Homeopatia.

Palavras-chave : Educação Médica; Homeopatia; Especialização.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )