SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número3Aportes Teóricos da Ação Comunicativa de Habermas para as Metodologias Ativas de AprendizagemPerspectivas da Utilização do Fluxograma Analisador no Ensino da Administração em Saúde na Faculdade de Medicina da UFRJ índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

COSTA, Luiza Santos Moreira da  e  PEREIRA, Carlos Américo Alves. O Abuso como Causa Evitável de Estresse entre Estudantes de Medicina. Rev. bras. educ. med. [online]. 2005, vol.29, n.3, pp.185-190.  Epub 15-Jun-2020. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-5271v29.3-027.

O objetivo deste artigo é chamar a atenção para o abuso como um dos fatores geradores de estresse vivenciado por estudantes de medicina do Brasil. O abuso a estudantes de medicina tornou-se uma preocupação internacional desde 1982, a partir da publicação do artigo de Henry Silver “Estudantes de Medicina e Escola Médica”. Entretanto, o termo abuso não era mencionado em publicações brasileiras sobre o estresse entre estudantes de medicina, antes da tese de Costa ‘Abuso no curso médico e bem-estar subjetivo’, em 2003. Os artigos brasileiros se restringiam a discutir sobre distúrbios psicossomáticos e fatores geradores de estresse relacionados ao próprio curso médico: volume de material a ser aprendido; prova e avaliações etc. Grupos de causas evitáveis e não-evitáveis de estresse durante o curso médico são apresentados, assim como os tipos de abuso mencionados nos relatos. Uma nova classificação de abusos dirigidos a estudantes de medicina é proposta, baseada na investigação sobre a percepção dos abusos em um curso médico brasileiro.

Palavras-chave : Educação Médica; Estudantes de Medicina; Estresse; Agressão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )