SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número3O Abuso como Causa Evitável de Estresse entre Estudantes de MedicinaAnjos da Guarda - Uma Nova Abordagem para Aulas Práticas na Graduação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

SCHIFFLER, Ângela Carla da Rocha; CAMPOS, Carlos Eduardo Aguilera; VIEIRA, Mellina Marques  e  MENDONCA, Paulo Eduardo Xavier de. Perspectivas da Utilização do Fluxograma Analisador no Ensino da Administração em Saúde na Faculdade de Medicina da UFRJ. Rev. bras. educ. med. [online]. 2005, vol.29, n.3, pp.191-200.  Epub 15-Jun-2020. ISSN 1981-5271.  http://dx.doi.org/10.1590/1981-5271v29.3-028.

O artigo discute a aplicação de um instrumento inovador no ensino da disciplina de Administração e Planejamento em Saúde, ministrada pelos alunos do 8° Período do Curso de Medicina da UFRJ. Foi problematizada com os alunos a organização sanitária como espaço de produção de relações e não apenas como produtora de bens e serviços. A reconstrução da história de via a partir de vários olhares tornou a informação um dispositivo capaz de revelar sentidos e significados no agir cotidiano em saúde. O uso do fluxograma analisador produziu nos alunos um sentimento de pertença na dinâmica da micropolítica do trabalho vivo de saúde, bem como propiciou um novo olhar sobre a história do paciente que, em sua relação com o trabalhadores de saúde, é perneada por falhas e ruídos. O fluxograma analisador demonstrou-se dispositivo revelador potente, para a reflexão dos alunos acerca dos processos de trabalho em estabelecimentos de saúde, identificando a integração entre profissionais e serviços, bem como as relações deste com os seus usuários, segundo dimensões de acesso, acolhimento, vínculo, responsabilização, resolutividade e autonomia.

Palavras-chave : Educação Médica; Educação de pré-graduação em Medicina; Planejamento em saúde; Administração em Saúde Pública.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )