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Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

GONZALEZ, Alberto Durán; ALMEIDA, Marcio José de  e  MENDONCA, Fernanda de Freitas. Percepções de participantes quanto ao curso de ativação de processos de mudança na formação superior de profissionais de saúde. Rev. bras. educ. med. [online]. 2009, vol.33, n.2, pp.176-185. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/S0100-55022009000200003.

Analisa-se a percepção de participantes do curso de especialização em ativação de processos de mudança na formação superior dos profissionais de saúde quanto à participação no curso. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado com egressos do curso residentes no Paraná. A coleta de dados ocorreu de fevereiro a abril de 2007. Trabalhou-se com dados secundários, trabalhos de conclusão de curso (TCC) e dados primários, entrevistas semiestruturadas realizadas com autores de TCC que se caracterizassem como planos de ação. Como se tratava de planos de ação 21 TCC, suas autoras foram entrevistadas. Todos os participantes entrevistados eram do sexo feminino. O curso ajudou a identificar o desconforto vivenciado na realidade das participantes, forneceu ferramentas para a mudança e propiciou a experiência de utilização das mesmas. Entretanto, o curso de ativadores não conseguiu, após seu encerramento, manter a articulação desses novos atores do movimento pró-mudança.

Palavras-chave : Educação em saúde; Recursos humanos em saúde; Política de saúde; Educação permanente em saúde.

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