SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número2Ecologia na formação do profissional de saúde: promoção do exercício da cidadania e reflexão crítica comprometida com a existênciaSemiologia integrada: uma experiência curricular de aproximação antecipada e integrada à prática médica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

RAMOS-CERQUEIRA, Ana Teresa de Abreu; TORRES, Albina Rodrigues; MARTINS, Sueli Terezinha Ferreira  e  LIMA, Maria Cristina Pereira. Um estranho à minha porta: preparando estudantes de medicina para visitas domiciliares. Rev. bras. educ. med. [online]. 2009, vol.33, n.2, pp.276-281. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/S0100-55022009000200016.

Este trabalho descreve a experiência de preparação de alunos do primeiro ano da Faculdade de Medicina de Botucatu-Unesp para as visitares domiciliares da disciplina Interação Universidade-Serviço-Comunidade. Docentes de Psicologia e Psiquiatria coordenaram a atividade, realizada com dois grupos de 45 alunos por meio da técnica de sociodrama, que inclui as etapas de aquecimento, dramatização e compartilhamento. Os principais temas trazidos pelos alunos nas dramatizações foram: a) briga e violência; b) miséria e carência; c) desapontamento e desinteresse; d) impotência e fracasso; e) rejeição e desconfiança. Assim, muitas situações temidas e emoções raramente abordadas nos cursos médicos puderam ser vivenciadas e elaboradas em poucas horas. Esta experiência reforça a necessidade de preparar o graduando para entrar em contato com os múltiplos e complexos determinantes do processo saúde-doença e para atuar no cuidado à saúde segundo uma perspectiva interdisciplinar e intersetorial. É fundamental que o aluno tenha uma visão ampliada do paciente inserido na sua família e contexto sociocultural, se dispondo a um trabalho de parceria, colaboração e mútuo aprendizado.

Palavras-chave : Educação médica; Visita domiciliar; Saúde mental; Psicodrama.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons