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Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502

Resumo

ANTUNES, Helmer Magalhães et al. Biossegurança e ensino de medicina na Universidade Federal de Juiz de Fora, (MG). Rev. bras. educ. med. [online]. 2010, vol.34, n.3, pp.335-345. ISSN 0100-5502.  https://doi.org/10.1590/S0100-55022010000300002.

OBJETIVOS: Identificar as atitudes apresentadas por acadêmicos de Medicina da UFJF/MG (2007) com relação a Riscos Ocupacionais (RO), Precauções Universais (PU) e Equipamentos de Proteção (EPI), bem como seus critérios para utilizá-los. MÉTODOS: Utilizou-se a amostragem aleatória estratificada, com reposição, sendo selecionados 204 alunos do quinto ao décimo período do curso, dos quais 180 responderam. RESULTADOS: a) 66,11% relatam participarem de procedimentos com RO durante a graduação e 55,2% afirmaram não conhecerem as PU; b) o conhecimento acerca do uso de EPI foi adquirido por meio de aulas (53,8%); na prática, por observação (37,2%); ou orientação de professores (28,8%); c) 79,4% dos alunos se consideram expostos aos vírus HIV/HBV; d) 10% declararam já terem sofrido acidente com risco biológico durante a graduação; e) 13,89% não são vacinados contra o vírus da hepatite B. CONCLUSÕES: Parte considerável dos alunos de Medicina apresenta déficits de conhecimentos acerca de PU. Apesar da relevante cobertura vacinal para hepatite B, os estudantes não realizam procedimentos sorológicos rotineiramente. As atividades práticas de ensino precocemente instituídas parecem influenciar positivamente no conhecimento acerca das PU.

Palavras-chave : Educação de graduação em Medicina; Conhecimentos, atitudes e prática em saúde; Acidentes ocupacionais; Estudantes de Medicina; Risco ocupacional; Biossegurança.

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