SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número3Avaliação no Ensino Médico: o papel do portfólio nos currículos baseados em metodologias ativasVínculos empregatícios de Médicos de Família e Comunidade no Brasil, 2004 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502

Resumo

MIDAO, Claudia M. de Vasconcellos  e  RUIZ-MORENO, Lidia. O ensino da Semiologia nas escolas médicas do Estado do Rio de Janeiro. Rev. bras. educ. med. [online]. 2010, vol.34, n.3, pp.397-405. ISSN 0100-5502.  https://doi.org/10.1590/S0100-55022010000300009.

Com o objetivo de caracterizar o ensino da Semiologia Médica no Estado do Rio de Janeiro, pesquisamos 14 cursos de graduação, sendo 11 privados e 3 públicos. Mediante abordagem quantitativa e qualitativa, os dados foram obtidos por meio de análise documental dos programas de ensino, aplicação de formulário e entrevista aos coordenadores das disciplinas. Foi observada semelhança entre os objetivos e conteúdos de Semiologia das diferentes escolas de Medicina, apesar de existir diversificação na denominação, inserção curricular e carga horária. As estratégias de ensino-aprendizagem, os recursos didáticos e a avaliação também mostraram especificidade segundo a instituição. A falta de padronização do ensino prático da Semiotécnica foi considerada uma das principais dificuldades, assim como a escassa disponibilidade de cenários de aprendizagem e de integração entre docência, assistência e pesquisa.

Palavras-chave : Educação em Saúde; Educação Médica; Anamnese; Sinais e Sintomas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons