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Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502

Resumo

DEMARZO, Marcelo Marcos Piva et al. Internato Longitudinal. Rev. bras. educ. med. [online]. 2010, vol.34, n.3, pp.430-437. ISSN 0100-5502.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022010000300013.

O internato médico tem gerado recorrente debate frente às transformações curriculares em andamento no País. A despeito das discussões, um modelo de internato consonante com essas mudanças ainda não foi consistentemente delineado. Neste ensaio, trazemos uma proposta de matriz estruturante para o internato médico. Propomos que o internato médico seja realizado durante os seis anos do curso, de forma longitudinal, tendo como eixo estruturante a clínica da Atenção Básica (AB). Esse modelo de "internato longitudinal" prevê a introdução progressiva na prática clínica, iniciando-se pela AB nos dois primeiros anos, acrescentando-se progressivamente os ambulatórios de especialidades, os estágios hospitalares e demais atividades práticas, alcançando-se, dessa forma, o rol de diversidade e complexidade previsto para o egresso da escola médica.

Palavras-chave : Educação Médica; Internato e Residência; Currículo.

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