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Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502

Resumo

FRANCESCHET-DE-SOUSA, Iane; BISCARO, Andressa; BISCARO, Fernanda  e  FERNANDES, Marcelo Soares. Uso racional de medicamentos: relato de experiência no ensino médico da Unesc, Criciúma/SC. Rev. bras. educ. med. [online]. 2010, vol.34, n.3, pp.438-445. ISSN 0100-5502.  https://doi.org/10.1590/S0100-55022010000300014.

O presente estudo objetivou disseminar entre os alunos do curso de Medicina da Unesc a lógica do Uso Racional de Medicamentos e suas aplicações na prática médica. Utilizou-se como modelo o curso de formação sobre Uso Racional de Medicamentos promovido pela OMS, por meio do método didático-pedagógico da aprendizagem baseada em problemas, a mesma concepção utilizada pelo curso de Medicina da Unesc. Com apoio e financiamento da Diretoria de Pesquisa e da Diretoria de Extensão e Ação Comunitária (Unesc), o trabalho foi desenvolvido a partir de duas vertentes: a primeira visou capacitar acadêmicos do curso de Medicina na lógica do Uso Racional de Medicamentos; a segunda vertente objetivou desenvolver ações educativas na comunidade dos bairros adjacentes à universidade, envolvendo temas como Uso Racional de Medicamentos. Foram capacitados 35 alunos e realizadas intervenções na comunidade que abrangeram 689 pessoas. Os acadêmicos envolvidos neste trabalho passaram a visualizar a prescrição de medicamentos de forma mais racional e ainda adquiriram a noção da importância de priorizar uma lista de medicamentos essenciais, tendo como base condutas pautadas nas melhores evidências disponíveis.

Palavras-chave : Medicina Baseada em Evidências; Educação Médica; Uso de Medicamentos.

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