SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número3Uso racional de medicamentos: relato de experiência no ensino médico da Unesc, Criciúma/SCVantagens e desvantagens do e-Learning para cursos de emergência em medicina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502

Resumo

SILVA, Roseli Ferreira da; DEMARZO, Marcelo Marcos Piva; MASCARENHAS, Sílvia Helena Zem  e  PEREIRA, Sissi Marília dos Santos Forghieri. Avaliação de programa: a experiência da UFSCar no curso de Medicina. Rev. bras. educ. med. [online]. 2010, vol.34, n.3, pp.446-451. ISSN 0100-5502.  https://doi.org/10.1590/S0100-55022010000300015.

Relata-se a experiência do Grupo de Avaliação de Programa, instituído pelo curso de Medicina da UFSCar por este considerar a avaliação uma atividade permanente e constituinte do processo de ensino-aprendizagem. O grupo tem por finalidade acompanhar o processo de implementação do curso, tornando visíveis avanços e dificuldades, visando à promoção de ações para melhorar processos, produtos e resultados do currículo. Assim, a avaliação constitui um poderoso instrumento de gestão acadêmica. Neste caso, a avaliação de programa é composta prioritariamente pela avaliação sistemática e sistematizada das unidades educacionais e do desempenho de professores e preceptores do curso. Todos os instrumentos aplicados aos estudantes, professores e preceptores são analisados pelo grupo, que produz relatórios de avaliação e, em alguns casos, pesquisas de avaliação que se ancoram na triangulação de métodos.

Palavras-chave : Avaliação; Avaliação de curso; Gestão acadêmica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons