SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número3Capacitação na atenção à saúde do adolescente: experiência de ensino índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502

Resumo

BERTONCELLO, Valdecir; MORO, Claudia Maria Cabral; BORTOLOZZI, Flávio  e  BERTONCELLO, Ludhiana Ethel Kendrick Silva. Similaridades entre semiologias na metodologia da aprendizagem baseada em problemas. Rev. bras. educ. med. [online]. 2010, vol.34, n.3, pp.469-476. ISSN 0100-5502.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022010000300018.

O Programa de Aprendizagem de Ginecologia e Obstetrícia da PUC-PR adota a aprendizagem baseada em problemas como metodologia de aprendizagem. Neste programa, são executados diversos casos clínicos que compõem seu conteúdo. Para cada caso clínico, os professores definem uma semiologia principal e as respectivas semiologias secundárias, a fim de definir o conjunto de ações ou procedimentos que os alunos devem executar. Visando à inserção das tecnologias da informação e comunicação no aprendizado dos alunos, foi desenvolvido um sistema que permite obter, passo a passo, as ações e procedimentos executados pelos alunos. O objetivo geral deste trabalho é conceber um modelo matemático e computacional que permita obter índices de similaridade entre as semiologias definidas pelos professores e as executadas pelos alunos.

Palavras-chave : Semiologia; Anamnese; Educação Médica; Aprendizagem Baseada em Problemas Tecnologias de Informação e Comunicação; Medidas de Similaridades.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons