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Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502

Resumo

LAZARINI, Carlos Alberto  e  GOULART, Flávia Cristina. Integração básico-clínica no internato médico: Psiquiatria e Farmacologia. Rev. bras. educ. med. [online]. 2013, vol.37, n.3, pp.343-349. ISSN 0100-5502.  https://doi.org/10.1590/S0100-55022013000300006.

O presente estudo avaliou o ganho de conhecimentos de estudantes do curso médico que participaram de uma atividade integradora básico-clínica de Farmacologia e Psiquiatria no quinto ano, bem como verificou a opinião deles quanto à relevância em participar dessa atividade. Foi realizado estudo quali-quantitativo, utilizando avaliação pré e pós-teste, e a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) para a análise do conteúdo linguístico. Observou-se aumento significativo na porcentagem de acertos no pós-teste em relação ao pré-teste (p < 0,001). As ideias centrais obtidas na análise do DSC foram: atividade muito pertinente; ampliação desta atividade para outros estágios; dificuldade nas disciplinas básicas; aplicação de avaliação cognitiva; e participação ativa do professor nas discussões. Estes resultados sugerem que a integração entre a Farmacologia e as atividades práticas do internato em Psiquiatria possibilitou ampliar conceitos de Farmacologia, tornando o aprendizado significativo. Embora os estudantes tenham apontado a necessidade de melhor ajuste da atividade, o seu nível de aceitação foi verbalizado por meio da sugestão de que ela se estenda aos demais estágios do quinto ano.

Palavras-chave : Farmacologia; Psiquiatria; Integração Básico-Clínica; Medicina.

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