SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número3Tecnologias de informação e comunicação e ensino semipresencial na educação médicaQualidade de vida de estudantes de Medicina: uma revisão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502

Resumo

PEDROSA, José Ivo. Iniciação às práticas de saúde: bricolagem na seleção de conteúdos. Rev. bras. educ. med. [online]. 2013, vol.37, n.3, pp.408-417. ISSN 0100-5502.  https://doi.org/10.1590/S0100-55022013000300013.

O tema Práticas de Saúde apresenta-se como polissêmico, possibilitando múltiplas abordagens teóricas e metodológicas. Para definir o conteúdo da disciplina Iniciação às Práticas de Saúde do curso médico da Universidade Federal do Piauí, operou-se a bricolagem entre inúmeros significados de práticas de saúde, ordenando e conectando dimensões da prática médica aos princípios do SUS e ao sentido de emancipação e autonomia da prática pedagógica, apontando que temas dessa natureza podem ser contextualizados e organizados sob a forma de disciplina utilizando-se a bricolagem para articular aspectos aparentemente isolados e invisíveis, cujo sentido é atribuído intencionalmente pelo professor.

Palavras-chave : Prática Médica; Ensino na Saúde; Metodologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons