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Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502

Resumo

PASTURA, Patrícia Souza Valle Cardoso  e  SANTORO-LOPES, Guilherme. O aprendizado melhorado por provas. Rev. bras. educ. med. [online]. 2013, vol.37, n.3, pp.429-433. ISSN 0100-5502.  https://doi.org/10.1590/S0100-55022013000300015.

Provas não são neutras em termos de aprendizagem. Não têm apenas caráter avaliativo. A utilização de testes repetidamente traz um benefício mnemônico, estudado em psicologia cognitiva no chamado "efeito de ser testado". A utilização de testes repetidos em cenários de educação caracteriza a metodologia do "aprendizado melhorado por provas". Estudos experimentais e aplicados em cursos extracurriculares têm demonstrado melhor desempenho na retenção de conteúdos e em habilidades de alunos submetidos a testes repetidos em comparação aos de grupos controle. Embora caracterize uma metodologia ativa e o incremento de conteúdo factual seja necessário ao desenvolvimento do raciocínio clínico, a crítica que se faz ao método é de ser baseado em memorização e retenção, na era das evidências. Os estudos aplicados não podem, até o momento, estabelecer se há melhor organização dos conteúdos adquiridos para utilização na resolução de problemas e se isto interfere positivamente no cuidado aos pacientes.

Palavras-chave : Educação Médica; Avaliação Educacional; Competência Profissional.

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