SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número4Avaliação das Atitudes de Estudantes da Área da Saúde em relação a Pacientes EsquizofrênicosEstresse na Formação Médica: como Lidar com Essa Realidade? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

SILVEIRA, João Luiz Gurgel Calvet da; RODRIGUES, Karla Ferreira; SHISHIDO, Mônica  e  MORAES, Patrícia. Pesquisa e Extensão em Saúde e a Aprendizagem nos Níveis Cognitivo e Afetivo. Rev. bras. educ. med. [online]. 2015, vol.39, n.4, pp.550-557. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n4e02852014.

O objetivo deste estudo foi comparar a aprendizagem nos níveis cognitivo e afetivo entre alunos bolsistas do programa PET-Saúde e alunos que não tiveram experiência em atividades de pesquisa e extensão. O método utilizado foi um estudo exploratório comparativo com 14 estudantes dos cursos de Medicina, Medicina Veterinária, Odontologia, Nutrição, Fisioterapia, Enfermagem e Educação Física da Universidade Regional de Blumenau. Os temas abordados foram integralidade do cuidado em saúde, pesquisa e extensão. Utilizou-se abordagem qualitativa por meio da técnica de entrevista semiestruturada. A análise foi realizada por meio da taxonomia de Bloom.Os Alunos envolvidos com as atividades de pesquisa e extensão no programa PET-Saúde atingiram maiores níveis da taxonomia de Bloom nos domínios cognitivo e afetivo em comparação com os outros estudantes. A experiência dos estudantes nos grupos PET-Saúde parece contribuir para uma aprendizagem diferenciada nos cursos da saúde.

Palavras-chave : Aprendizagem; Educação Superior; Integralidade em Saúde; Recursos Humanos em Saúde; Educação Médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )