SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue4Experiences in University Extension: Rehabilitation AmputeesProblem-Based Learning Undergraduate Courses in Medicine – A Review of the Current Literature author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

SILVA, Sonia Leite da et al. Estratégia Educacional Baseada em Problemas para Grandes Grupos: Relato de Experiência. Rev. bras. educ. med. [online]. 2015, vol.39, n.4, pp.607-613. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v39n4e02312013.

Nos últimos anos, o olhar sobre a formação dos profissionais de saúde tem se intensificado, particularmente sobre aquela que possa impactar a resolução dos problemas de saúde da população. Um dos aspectos para o alcance desta demanda refere-se a uma formação que incorpore metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem de estudantes da saúde. Neste entendimento, tomando como referência metodologias de aprendizagem baseada em problemas, as quais utilizam certos passos para a resolução de problemas, e diante dos desafios de trabalhar com grandes grupos, desenvolveu-se a estratégia educacional denominada Ciclo de Discussão de Problemas (CDP). Este artigo tem por objetivo descrever o CDP como uma estratégia educacional utilizada em grandes grupos no ensino da graduação em saúde. Esta estratégia ancora-se nos princípios de metodologia ativa, pois utiliza problemas com temáticas comuns aos cursos da área da saúde, para desenvolver nos alunos o aprendizado autodirigido, a habilidade de solucionar problemas, o pensamento crítico e o estudo colaborativo, além da visão integrada das ciências básicas. Esta estratégia envolve dois momentos em sala de aula para cada problema: análise e resolução, englobando 12 passos.

Keywords : Ensino; Educação Superior; Aprendizagem; Educação Médica; Aprendizagem Baseada em Problemas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )