SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número1Estruturação de Sistemas para Avaliação Programática do Estudante de MedicinaO Ensino sobre Deficiência a Estudantes de Medicina: o que Existe no Mundo? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão impressa ISSN 0100-5502versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

MELO, Natália Wolmer de; SOUZA, Edvaldo  e  BARBOSA, Leopoldo. Competência Moral e Espiritualidade na Educação Médica: Realidade ou Desafio?. Rev. bras. educ. med. [online]. 2016, vol.40, n.1, pp.43-52. ISSN 1981-5271.  http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v40n1e01192015.

Estudantes de Medicina iniciam a faculdade idealistas, mas muitos consideram sair indiferentes: este é o maior desafio da educação médica. Estudos ratificam uma involução da competência moral durante o curso. Outro interesse crescente no meio acadêmico é a espiritualidade.

Objetivo

Avaliar a relação entre competência moral e espiritualidade dos estudantes de Medicina.

Métodos

Estudo descritivo transversal, com 121 estudantes. A coleta foi realizada por meio do software limesurvey, contendo o TCLE e três questionários: sociodemográfico, teste de competência moral de George Lind, calculado em planilha do Excel, e escala de espiritualidade de Pinto e Pais-Ribeiro. Utilizou-se o software Stata 12.0 na análise.

Resultados

Ter religião está associado a maior espiritualidade. Em relação ao gênero feminino e a ter pais médicos, houve tendência de associação com espiritualidade elevada. O escore C manteve-se crescente durante o curso. Na relação entre espiritualidade e competência moral, estudantes com baixa espiritualidade apresentaram tendência a escore C maior.

Conclusão

Estudantes mais espiritualizados apresentam tendência a ter competência moral menor. O questionário de espiritualidade, contudo, está intrincado com dimensões religiosas, que tendem a limitar o desenvolvimento da competência moral na população estudada.

Palavras-chave : Moral; Espiritualidade; Estudantes de Medicina; Educação Médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )