SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue3Evaluation of Teaching on Leprosy by Students at a Brazilian Public Medical SchoolAssessment of Hygiene Practices Employed by Medical Students at the Federal University of Bahia (Brazil) during Clinical Service author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

Print version ISSN 0100-5502On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

MODESTO, Ana Carolina Figueiredo et al. Reações Adversas a Medicamentos e Farmacovigilância: Conhecimentos e Condutas de Profissionais de Saúde de um Hospital da Rede Sentinela. Rev. bras. educ. med. [online]. 2016, vol.40, n.3, pp.401-410. ISSN 1981-5271.  https://doi.org/10.1590/1981-52712015v40n3e01502015.

Introdução

As reações adversas a medicamentos são objeto de estudo da farmacovigilância, ciência que utiliza, sobretudo, as notificações espontâneas feitas por profissionais de saúde. Há dificuldade de reconhecimento dos profissionais quanto a sua importância na segurança do paciente. As causas da subnotificação são atribuídas a falta de conhecimentos, percepção e compreensão dos incidentes.

Objetivo

Identificar o conhecimento e as condutas dos profissionais de saúde de um hospital de ensino em relação às reações adversas a medicamentos e à farmacovigilância e se há associação com o seu perfil profissiográfico.

Métodos

Estudo transversal, utilizando-se um instrumento validado que aborda questões sobre caracterização da população estudada, conhecimentos e condutas.

Resultados

Os médicos demonstraram maior conhecimento sobre reações adversas a medicamentos, e os técnicos em enfermagem, menor. No entanto, o entendimento sobre farmacovigilância foi maior entre os farmacêuticos. O tempo de formação e atuação na instituição está associado ao conhecimento sobre as reações adversas a medicamentos Conclusão: Os resultados deste estudo evidenciaram que a formação do profissional influencia seu conhecimento e condutas frente às reações adversas a medicamentos.

Keywords : Conhecimentos, Atitudes e Práticas em Saúde; Farmacovigilância; Reações Adversas a Medicamentos; Educação Médica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )