SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número2COBERTURA DO SOLO E ATRIBUTOS QUÍMICOS E FÍSICOS SOB LATOSSOLO VERMELHO AMARELO NO BIOMA MATA ATLÂNTICASUBSTRATOS, CALAGEM, FOSFATAGEM E ADUBAÇÃO DE COBERTURA PARA PRODUÇÃO DE MUDAS DE MACAÚBA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Árvore

versão impressa ISSN 0100-6762versão On-line ISSN 1806-9088

Resumo

JESUS, Janisson Batista de  e  SOUZA, Bruno Barros de. MÉTODO PARA DELIMITAÇÃO AUTOMÁTICA DE ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE AO LONGO DE RIOS - USO DE SIG NA BACIA DO RIO SERGIPE. Rev. Árvore [online]. 2016, vol.40, n.2, pp.229-234. ISSN 1806-9088.  https://doi.org/10.1590/0100-67622016000200005.

As Areas de Preservação Permanente (APPs) ao longo dos cursos d 'água são foco de diversos estudos, não só por sua fragilidade e relevância ecológica, mas pelo ineficaz cumprimento das legislações que a protegem. Uma das maiores dificuldades de garantir a efetiva conservação dessas áreas é a ausência de metodologias que possam delimitá-las rapidamente ao longo de rios sem seccionar manualmente as larguras do rio ou realizar talprocedimento de forma apenas linear para todo o rio. O objetivo do trabalho foi desenvolver um método de análise espacial para delimitar automaticamente a área de preservação permanente ao longo de um curso d 'água com a utilização de um Sistema de Informações Geográfica (SIG). O estudo foi realizado na bacia hidrográfica do rio Sergipe, rio que dá nome ao estado, tendo sido aplicada a metodologia aos seus principais rios e afluentes. Para o estudo foi utilizada a base de dados do Atlas Digital sobre Recursos Hídricos - SEMARH/SE, e a delimitação das APPs foi realizada por meio do ArcGIS 10.1 e da extensão XToolPro 9.0. Foi delimitado um total de 5.003,82 hectares de áreas de preservação permanente às margens dos rios analisados, com uma margem de erro inferior a 1% na delimitação da largura dos rios em toda a extensão mapeada pela metodologia desenvolvida. O método apresentado realizou o procedimento de delimitação das APPs de forma eficiente, com uma margem pequena de erro, se tornando um avanço tecnológico no que diz respeito à aplicação de SIGpara a gestão territorial.

Palavras-chave : APP; Mapeamento; Sistemas de Informações Geográficas.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )