SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número6MONITORAMENTO DE TRANSPORTE DE GASES DA CARBONIZAÇÃO PARA PROJETOS DE COGERAÇÃODINÂMICA FLORESTAL DE UMA FORMAÇÃO VEGETAIS SUB-XERÓFILA NO VALOR DE CHANCHAMAYO, DEPARTAMENTO JUNIN, PERU índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Árvore

versão impressa ISSN 0100-6762versão On-line ISSN 1806-9088

Resumo

MAIER, Thais Ferreira; BENINI, Rubens de Miranda; FACHINI, Cristina  e  SANTANA, Paulo José Alves de. ANÁLISE FINANCEIRA DO MODELO DE ENRIQUECIMENTO UTILIZANDO PRODUTOS MADEIREIROS E NÃO-MADEIREIROS EM REMANESCENTES SECUNDÁRIOS DA MATA ATLÂNTICA. Rev. Árvore [online]. 2018, vol.42, n.6, e420602.  Epub 11-Fev-2019. ISSN 1806-9088.  https://doi.org/10.1590/1806-90882018000600002.

Os aspectos socioeconômicos podem limitar a expansão da restauração ecológica. Uma alternativa para esta questão é o desenvolvimento de modelos que geram renda para os agricultores, além dos ganhos da própria conservação. Projetamos e implementamos a iniciativa "Sustenta A Mata", um projeto desenvolvido pela The Nature Conservancy e apoiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para gerar benefícios econômicos e sociais para as comunidades envolvidas. Este estudo objetiva a análise financeira da técnica de enriquecimento para restauração de remanescentes florestais, baseado em uma projeção para 30 anos. O projeto foi implementado em 17 hectares, incluindo madeiras e espécies não madeireiras com foco em juçara (Euterpe edulismart.) para produção de frutos. As estimativas de receitas provêm da produção de frutos de juçara e madeira. Consideramos os custos de insumos, equipamentos e mão-de-obra para implementação, manutenção e colheita. Para análise econômica, utilizamos os seguintes critérios: Valor Presente Líquido (VPL); Taxa Interna de Retorno (TIR); Razão Benefício / Custo (B/C) e Payback. Obtivemos os seguintes valores como resultado: VPL de US $ 4.040,80, TIR de 13 %, B/C de 1,59 e paybackde 13 anos. Os resultados positivos para os indicadores acima revelam que a técnica de enriquecimento para restauração pode ser uma alternativa economicamente viável, contribuindo para uma maior sustentabilidade nas áreas rurais.

Palavras-chave : Euterpe edulis Mart; Espécies nativas; Economia da restauração.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )