SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número3Sutura de brônquios pelo método de Ramirez Gama modificado comparada à sutura com pontos separados: estudo experimentalEstudo comparativo entre eletrocautério e selante de fibrina após hepatectomia em ratos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões

versão impressa ISSN 0100-6991versão On-line ISSN 1809-4546

Resumo

LIMA, Austry Ferreira de; LOURENCO, Laercio Gomes; MATOS, Délcio  e  RODRIGUES, Célio Fernando de Sousa. Efeito do celecoxibe nas alterações microscópicas da mucosa esofágica de ratos causadas por esofagojejunostomia. Rev. Col. Bras. Cir. [online]. 2014, vol.41, n.3, pp.193-197. ISSN 1809-4546.  https://doi.org/10.1590/S0100-69912014000300010.

OBJETIVO:

avaliar o efeito do celecoxibe como função protetora na mucosa esofágica, em ratos machos Wistar, submetidos à esofagojejunostomia.

MÉTODOS:

sessenta animais oriundos do biotério da Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas foram utilizados para o experimento. Os animais foram distribuídos em quatro grupos: Grupo I, 15 ratos que foram submetidos à esofagojejustomia e que utilizaram o celecoxibe no pós-operatório, Grupo II, 15 ratos submetidos à esofagojejunostomia sem uso de celecoxibe, Grupo III, 15 ratos submetidos à celiotomia com manipulação de alças, e Grupo IV, 15 ratos sem cirurgia e que utilizaram celecoxibe. O período de observação foi de 90 dias. Após a morte dos animais, o seguimento distal do esôfago foi ressecado e enviado para análise macro e microscópicas.

RESULTADOS:

a esofagojejunostomia causou esofagite macro e microscópica. A esofagite foi igual tanto no grupo I quanto no II. Nos animais dos grupos III e IV não foram desenvolvidas lesões esofagianas.

CONCLUSÕES:

o celecoxibe não teve efeito protetor nem indutor nas esofagites, mas obteve efeito protetor nas displasias dos animais do grupo I.

Palavras-chave : Esofagite de refluxo; Epitélio/histologia; Inflamação; Cirurgia; Ratos Wistar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )