SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número5Oferta e utilização de serviços de hemodinâmica no estado do Rio de Janeiro, BrasilO princípio da autonomia no Brasil: discutir é preciso... índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões

versão impressa ISSN 0100-6991versão On-line ISSN 1809-4546

Resumo

BANDEIRA, Celso Muller; ALMEIDA, Adriana Ávila de  e  GONCALVES, Antonio José. Polimorfismos genéticos da família Citocromo P450 e carcinoma de células escamosas de cavidade oral, faringe e laringe. Rev. Col. Bras. Cir. [online]. 2014, vol.41, n.5, pp.366-372. ISSN 1809-4546.  https://doi.org/10.1590/0100-69912014005012.

Objetivo:

analisar os polimorfismos genéticos da família Citocromo P450 e sua relação com o carcinoma de células escamosas de cavidade oral, faringe e laringe.

Métodos:

por meio de uma Revisão Narrativa de literatura, realizada nas principais bases de dados Pubmed, Lilacs, e Cochrane Database, de artigos publicados nos últimos cinco anos, correlacionando polimorfismos genéticos da família citocromo P450 e risco de câncer nas diversas populações mundiais.

Resultados:

foram encontrados inicialmente 65 artigos, que, após critérios de seleção, tornaram elegíveis 20 artigos do tipo caso-controle em diversas populações mundiais. Os polimorfismos mais estudados foram os das subfamílias CYP1A1 e CYP2E1. Pouco existe sobre as demais subfamílias. A associação entre os polimorfismos encontrados e risco de câncer sofreu um incontável número de variáveis, entre elas, população estudada, métodos de seleção, fatores raciais e diferentes modos de exposição aos carcinógenos, métodos de genotipagem, e nomenclatura dos polimorfismos.

Conclusão:

até o momento, não existe relação comprovada entre os polimorfismos genéticos da família Citocromo P450 e o carcinoma de células escamosas de cavidade oral, faringe e laringe.

Palavras-chave : Sistema enzimático do citocromo P-450; Polimorfismo genético; Neoplasias de cabeça e pescoço.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )