SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número3Desfecho reprodutivo após septoplastia histeroscópica: estudo retrospectivoFadiga e qualidade de vida em pacientes sobreviventes de câncer de mama: um estudo comparativo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia

versão impressa ISSN 0100-7203

Resumo

SILVA, Fátima et al. Tratamento minimamente invasivo dos abcessos tubo-ováricos. Rev. Bras. Ginecol. Obstet. [online]. 2015, vol.37, n.3, pp.115-118. ISSN 0100-7203.  https://doi.org/10.1590/SO100-720320150005257.

OBJETIVO:

Avaliar os resultados da aspiração transvaginal ecoguiada no tratamento dos abcessos tubo-ováricos.

MÉTODOS:

Análise descritiva de todas as pacientes com diagnóstico de abcesso tubo-ovárico tratadas com um procedimento minimamente invasivo, drenagem ecoguiada, no Serviço de Ginecologia do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho, durante um período de 5 anos (junho de 2009 a junho de 2014).

RESULTADOS:

Vinte e seis casos foram incluídos neste estudo, com média de idade de 42,8 anos. Todas as pacientes foram submetidas a punção aspirativa transvaginal ecoguiada e esclerose com solução iodada, associada a antibioterapia endovenosa de largo espectro de ação. O tempo médio desde a admissão até o procedimento de drenagem foi de 2,5 dias. Os exames culturais para micro-organismos aeróbicos e anaeróbicos foram positivos em 14/26 casos. Resposta completa com o tratamento instituído ocorreu em 23 dos 26 casos. Não houve registro de complicações ou morbilidade com os procedimentos de drenagem realizados.

CONCLUSÃO:

O tratamento minimamente invasivo dos abcessos tubo-ováricos, com drenagem transvaginal ecoguiada, constitui uma abordagem terapêutica eficaz e segura.

Palavras-chave : Doenças ovarianas/ultrassonografia; Abscesso/cirurgia; Procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos; Ultrassonografia de intervenção.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )