SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número3A alma como problema público: espiritualidade e saúde no contexto dos EUAPara levar a sério o que os terreiros têm a nos dizer sobre saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Religião & Sociedade

versão On-line ISSN 1984-0438

Resumo

BRUM, Asher. Uma espiritualidade biopolítica? Etnografia entre freiras, crianças e adolescentes portadores de HIV/AIDS. Relig. soc. [online]. 2020, vol.40, n.3, pp.121-142.  Epub 20-Jan-2021. ISSN 1984-0438.  https://doi.org/10.1590/0100-85872020v40n3cap05.

Resumo: Paul Rabinow e Nikolas Rose entendem que a população gerida pelo governo biopolítico se configura em diversas “coletividades biossociais emergentes” fundamentadas na transformação da natureza pela cultura e pela técnica. Desse modo, meu objetivo é analisar uma dessas coletividades para problematizar o papel da espiritualidade no contexto biopolítico contemporâneo. Meu objeto é um grupo composto pelas Irmãs Franciscanas Angelinas, por voluntários e por famílias, pessoas unidas em torno da questão do HIV/AIDS entre crianças e adolescentes. Argumento que as autoridades religiosas dessa coletividade produzem uma forma de espiritualidade atravessada pelos discursos biomédico e farmacêutico e que tem como sentido a sacralidade da vida. Analiso o material etnográfico que coletei em 2019 na cidade de Campo Grande (MS).

Palavras-chave : Biopolítica; Espiritualidade; HIV/AIDS; Irmãs Franciscanas Angelinas; Vida.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )