SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número3Para levar a sério o que os terreiros têm a nos dizer sobre saúdeComensalidade e antropofagia como metáforas de poder, violência e conflitos na África Subsaariana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Religião & Sociedade

versão On-line ISSN 1984-0438

Resumo

TANAKA, Marcela. Secularização, laicidade e espaço público: como pensar a política contemporânea brasileira à luz da religião?. Relig. soc. [online]. 2020, vol.40, n.3, pp.169-188.  Epub 20-Jan-2021. ISSN 1984-0438.  https://doi.org/10.1590/0100-85872020v40n3cap07.

Resumo: Este artigo discute os limites e usos dos conceitos de secularização, laicidade e espaço público aplicados à política contemporânea brasileira. Analisamos discursos, qualitativamente, feitos por atores políticos durante debates televisivos, posicionamentos públicos e publicações em redes sociais. Descobrimos que figuras públicas conservadoras tendem a mobilizar e interpretar a laicidade com base no argumento de representação de interesses na legitimação da presença religiosa no Estado. Por outro lado, os atores progressistas defendem a separação entre Estado e religião, conferindo uma competência privada à fé. Por fim, atentamos para o fato de que o debate sobre essas noções precisa considerar a forma como os atores as mobilizam, dado que a definição destes termos varia conforme seus interesses e projetos.

Palavras-chave : Secularização; Laicidade; Espaço Público; Política Brasileira.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )