SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue4Metabolic and volume status evaluation of hemodialysis patients with and without residual renal function in the long interdialytic intervalPossible association between dysnatremias and mortality during hospitalization in patients undergoing acute hemodialysis: analysis from a Peruvian retrospective cohort author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Brazilian Journal of Nephrology

Print version ISSN 0101-2800On-line version ISSN 2175-8239

Abstract

MOLIN, Christine Zomer Zomer Dal; SAKAE, Thiago Mamoru; SCHUELTER-TREVISOL, Fabiana  and  TREVISOL, Daisson Jose. Efeitos da sertralina na prevenção de hipotensão arterial em pacientes submetidos à hemodiálise. J. Bras. Nefrol. [online]. 2019, vol.41, n.4, pp.492-500.  Epub Aug 01, 2019. ISSN 2175-8239.  https://doi.org/10.1590/2175-8239-jbn-2018-0189.

Introdução:

A hipotensão intradialítica (HID) é uma das principais complicações da hemodiálise, com uma prevalência de cerca de 25% durante as sessões de hemodiálise, causando aumento da morbimortalidade.

Objetivo:

Estudar os efeitos da sertralina na prevenção da HID em pacientes em hemodiálise.

Métodos:

Este foi um ensaio clínico duplo-cego, cruzado, comparando o uso de sertralina versus placebo para reduzir a hipotensão intradialítica.

Resultados:

Dezesseis pacientes completaram as duas fases do estudo durante um período de 12 semanas. A prevalência de HID foi de 32%. Uma comparação entre intervenções intradialíticas, sintomas intradialíticos (ID) e episódios de HID não revelou diferença estatística na redução dos episódios de HID (p = 0,207) entre os dois grupos de intervenção. No entanto, o risco de intervenções para HID foi 60% maior no grupo placebo em comparação com o grupo Sertralina, e o risco de sintomas ID foi 40% maior no grupo placebo em comparação com o grupo Sertralina. A análise de sobrevida utilizando o estimador de Kaplan-Meier corroborou os resultados deste estudo. A sertralina apresentou um número necessário para tratar (NNT) de 16,3 pacientes para prevenir um episódio de intervenção de HID e 14,2 pacientes para prevenir um episódio de sintomas intradialíticos.

Conclusão:

Este estudo sugere que o uso de sertralina pode ser benéfico para reduzir o número de sintomas e intervenções de HID, embora não tenha havido diferença estatisticamente significante nos níveis pressóricos.

Keywords : Diálise Renal; Hipotensão; Sertralina; Insuficiência Renal Crônica.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )