SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número1Overvaluation trend of the Brazilian currency in the 2000s: empirical estimationHirschman e a dessacralização da epopeia do desenvolvimento por um desenvolvimentista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Brazilian Journal of Political Economy

versão impressa ISSN 0101-3157versão On-line ISSN 1809-4538

Resumo

MEDEIROS, CARLOS AGUIAR DE  e  CINTRA, MARIA RITA VITAL PAGANINI. Impacto da ascensão chinesa sobre os países latino-americanos. Rev. Econ. Polit. [online]. 2015, vol.35, n.1, pp.28-42. ISSN 1809-4538.  https://doi.org/10.1590/0101-31572015v35n01a02.

Este trabalho faz uma revisão da expansão das relações econômicas entre a China e os países da América Latina na última década. O grande processo de urbanização chinesa foi o principal estímulo para as exportações de commodities desses países e a China tornou-se o maior mercado para exportação e grande fornecedor de produtos manufaturados para muitos dos países da América Latina , assim como também tem ampliado sua contribuição para investimento e crédito. Nesse processo de reestruturação da divisão internacional do trabalho consideramos dois efeitos diferentes, um "efeito de demanda" e um "efeito de estrutura" e iinvestigamos como a complementaridade e as pressões competitivas afetou o comércio dentro da região e nos países de acordo com seus diferentes padrões e estrutura produtiva.

Palavras-chave : China; América Latina; padrões do comércio; complementaridade; concorrência; comércio.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )