SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número1As famílias na abordagem Minskyana: aspectos e desdobramentos do endividamento das famílias americanas no século XX e início do XXISobre a cadeia de cconomia criativa no Brasil: potencial e desafios índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Brazilian Journal of Political Economy

versão impressa ISSN 0101-3157versão On-line ISSN 1809-4538

Resumo

ARAUJO, RICARDO AZEVEDO. Avaliando a dinâmica dos termos de troca em um modelo de causalidade cumulativa e mudança estrutural. Rev. Econ. Polit. [online]. 2016, vol.36, n.1, pp.150-167. ISSN 1809-4538.  https://doi.org/10.1590/0101-31572016v36n01a09.

O objetivo deste trabalho decorre do declínio constante da participação dos gastos de consumo sobre as mercadorias produzidas no Sul globalizado, juntamente com a (empiricamente ambígua) hipótese Singer/Prebisch de que isto pode ser explicado por um declínio secular dos termos do comércio do Sul. Com base nessas pesquisas, o documento propõe estudar a dinâmica dos termos de troca, utilizando um modelo de crescimento multissetorial com base no princípio da causalidade cumulativa. O resultado é um modelo Norte-Sul de crescimento e de comércio em que a evolução dos termos de troca depende de taxas diferenciais de crescimento da produtividade em diferentes setores da economia - e quais os termos de dinâmicas comerciais que podem não ser o melhor caminho no caso de existir ou não m problema de desenvolvimento desigual.

Palavras-chave : dinâmica econômica estrutural; termos de troca.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )