SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número4O papel das empresas transnacionais na inserção internacional da produção industrial brasileira no contexto da reestruturação produtivaO novo desenvolvimentismo: uma contribuição institucionalista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Brazilian Journal of Political Economy

versão impressa ISSN 0101-3157versão On-line ISSN 1809-4538

Resumo

SALOMAO, IVAN COLANGELO  e  FONSECA, PEDRO CEZAR DUTRA. Arroubos econômicos, legitimação política: uma análise da moratória da dívida externa de 1987. Rev. Econ. Polit. [online]. 2016, vol.36, n.4, pp.788-806. ISSN 1809-4538.  http://dx.doi.org/10.1590/0101-31572016v36n04a07.

O contexto histórico em que José Sarney assumiu a Presidência da República respondeu por um dos principais motivos de sua fragilidade quando da ascensão ao cargo. Inserido no momento histórico do ocaso do regime militar, o presidente eleito na chapa oposicionista colheu a hostilidade das ruas e a indiferença do establishmet político. Ciente de que não contaria com o apoio da classe política nem da sociedade brasileira, Sarney tratou de fazer das medidas econômicas de ampla repercussão popular seu principal veículo de legitimação. Após a sucumbência do Plano Cruzado, o presidente tratou de fazer da negociação da dívida externa sua principal bandeira política, tendo pretendido, através do tom ufanista em que a envolveu, angariar o apoio interno de que tanto necessitava.

Palavras-chave : Dívida externa; Moratória; José Sarney; Legitimidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )